Autor: Alberto Filho[1]
Revisado: 21 de Abril de 2021
Aprenda 9 Maneiras Inteligentes, simples e Eficientes de Ensinar Matemática em Casa aos seus filhos ou alunos de qualquer idade
"Para descobrir deficiências pessoais, ter o olho aberto não ajuda. Ter uma mente aberta e fugir da autoidolatria é o começo do caminho..."
Os pais sabem como é importante e essencial nos dias atuais o conhecimento de Matemática, uma vez que ela está mais presente e forte que nunca em quase todas as situações do nosso dia a dia. Mais presente e necessária que nunca.
E é exatamente por estar tão presente que podemos virar o feitiço a favor das crianças e usar os eventos da vida diária para ensinar-lhes Matemática. E o melhor de tudo é que elas sequer vão perceber que estão aprendendo!
Estas são apenas algumas formas que você pode usar para introduzir o aprendizado desta disciplina no dia a dia das crianças e jovens. Use sua criatividade e descubra outras ideias, com certeza existem dezenas delas.
Se bem escolhidos, no computador ou da forma convencional, jogos podem ser excelentes instrumentos educativos...
Jogos básicos de computador do tipo labirintos, explorações de subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos, estes ensinam às crianças os conceitos de sequência, tamanho, geometria, espaço, direção e contagem.
Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada, finanças, gerenciamento de dinheiro e valores.
Jogos como da Velha, Damas e Xadrez, ensinam estratégia e lógica.
Os Jogos deste tipo ajudam a construir as bases primárias, ensinando sequência, definição e uso de valores, contagem, coordenadas, direções, vetores, lógica, conjuntos, planejamento, organização e estratégia.
Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como, atenção, organização, sequência e ordenação para agrupar as peças dos quebra-cabeças.
As crianças usam: tamanho, forma e sequência para dar vida e expressão às suas criações.
Através do método de tentativa e erro elas aprendem qual a melhor técnica a ser usada, e qual é aquela que funciona.
Na seção de frutas e verduras, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas, volumes e comparações:
"Quantas maçãs são necessárias para formar um quilo?"
"Qual pesa mais: cinco batatas ou cinco limões?"
As crianças também poderão praticar conhecimentos de Matemática básica: Adição, subtração, divisão, multiplicação e estimativa.
"O quê custa mais: 100 gramas de queijo por R$ 3,00 ou 150 gramas por R$ 6,00?"
"Quanto já gastamos até agora?"
"Quantas refeições podemos preparar para nossa família com dois quilos de feijão?"
"A conta foi R$ 35,70. Se eu pagar R$ 40,00, quanto vou receber de troco?"
Deve-se, entretanto, explicar que o dinheiro deverá ser usado com sabedoria para comprar seus brinquedos, revistas, ou outras coisas que ele julgue necessárias.
Usar mapas da forma correta é uma habilidade Matemática frequentemente ignorada. Uma viagem de carro, ônibus ou até avião oferece oportunidades para praticar alguma coisa. Por exemplo:
"A que distância fica o lugar para onde estamos indo?"
"Quantas cidades ou estados vamos cruzar?"
"Qual o caminho que iremos tomar para chegar ao nosso destino?"
"Quantos automóveis do modelo X vamos encontrar até chegarmos ao nosso destino?"
"Quantas placas de sinalização encontramos pelo caminho?"
"Qual será a média de consumo do carro por litro de combustível?"
"Se viajarmos a 80 Km por hora, quanto tempo vamos levar para percorrer 300 Kms?"
"Se levarmos 3 horas para percorrer tal distância, qual será nossa velocidade média?"
Poderá anotar todos os resultados dos jogos da sua equipe e calcular várias estatísticas referentes às partidas realizadas:
"Quantas cabeçadas o zagueiro do time adversário deu no primeiro tempo?"
"Quantos passes errados deu sua equipe durante toda partida?"
"Qual a média de faltas cometidas no jogo?"
"Quantos arremessos de 3 pontos?"
"Quantos cruzamentos na área?"
"Quantos chutes a gol ou arremessos à cesta deu o time adversário?"
"Qual a trajetória correta necessária para conseguir acertar a bola na cesta de basquete da posição tal, ou para lançar a bola de futebol sobre uma barreira de jogadores posicionados em um trecho qualquer?"
"De quantos pontos vamos precisar para conseguir a classificação?"
"Qual seria o melhor ângulo para fazer um arremesso no basquete e marcar 3 pontos, ou fazer um lançamento no futebol para o atacante receber a bola fora do alcance dos defensores adversários?", etc.
Estas são apenas algumas possibilidades a serem exploradas. Use sua imaginação e invente outras.
As crianças podem ler uma receita e então saber a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer, digamos, um bolo, torta.
Poderão também modificar a receita usando divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, dependendo da quantidade de pessoas que vão ser servidas.
É um excelente exercício para fixação do seu conhecimento sobre frações:
"Se a receita para quatro pessoas precisa de 1/3 de farinha de trigo, de quanta farinha vou precisar para preparar uma porção para seis pessoas?"